A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) identificou 17 menores, dez dos quais com menos de 16 anos, a consumir álcool no Festival do Crato, no Alentejo. Foram instaurados 11 processos de contraordenação. As coimas para os menores podem chegar aos 3750 euros e para os operadores aos 30 mil euros.
Corpo do artigo
Na noite de terça-feira, cerca de uma dezena de inspetores da ASAE realizaram uma operação de fiscalização no recinto do Festival do Crato, a decorrer na vila com o mesmo nome até dia 26.
A operação, que se realizou de modo discreto, culminou com a identificação de 17 menores a consumir cerveja, vodka e capirinhas. Dez deles tinham menos de 16 anos, seis dos quais apenas 14 anos.
Foram também identificados alguns maiores de idade que lhes forneciam as bebidas, bem como os operadores económicos que as vendiam. Os pais dos menores foram notificados para os irem buscar. Nos casos de menores reincidentes, os factos serão participados à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) das suas áreas de residência.
Foram instaurados 11 processos de contraordenação por disponibilização ou venda de bebidas alcoólicas a menores de idade. Os menores arriscam coimas entre os 500 e os 3750 euros. Já os operadores económicos que lhes venderam as bebidas incorrem em coimas entre 2500 e 30 mil euros.