Um homem, com 71 anos, foi detido pela PSP por violência doméstica. A detenção ocorreu na sequência de uma investigação que apurou uma agressão recente à esposa, de 68 anos, e um historial de 50 anos de maus-tratos.
Corpo do artigo
A agressão mais recente ocorreu na manhã de quinta-feira, no interior da residência do casal, e levou a mulher a procurar um hospital onde deu entrada com sinais de agressão física, incluindo edema na grelha costal e dores respiratórias, compatíveis com uma possível fratura de costela.
A vítima relatou ao médico assistente que fora "violentamente agredida pelo marido com murros na cabeça e um pontapé na região lombar, acompanhados de ameaças de morte", refere a PSP, em comunicado divulgado este domingo.
Após a avaliação clínica, foi imediatamente referenciada ao Hospital São Francisco Xavier para exames complementares e, durante as diligências policiais subsequentes, a vítima "revelou um historial de mais de cinco décadas de maus-tratos físicos e psicológicos, caracterizado por comportamentos de controlo, humilhação, agressões reiteradas, dependência económica forçada e episódios de coação sexual".
"Visivelmente abalada e em pânico", relata a Polícia, "expressou receio pelas repercussões da denúncia, sublinhando que o arguido é detentor de uma arma de fogo, que transportava diariamente numa mochila".
Quando informalmente confrontado, o arguido demonstrou uma atitude desvalorizadora e agressiva, negando os factos e exibindo total ausência de empatia. No decurso da investigação, foram apreendidos, de forma cautelar, um revólver e dois bastões que pertenciam ao detido.