Uma mulher de 78 anos, residente em Lisboa, que se encontrava desorientada e não se recordava da sua morada, foi encontrada e, graças ao uso da pulseira “Estou Aqui Adultos”, entregue à família pela PSP.
Corpo do artigo
Foi um funcionário do Terminal Fluvial de Sul e Sueste que deu pela idosa, desorientada, e a levou até à esquadra da Baixa Pombalina. Aqui, os polícias verificaram que a mulher septuagenária utilizava a pulseira “Estou Aqui Adultos”, o que permitiu identificar a sua morada e o contacto de emergência.
Em comunicado, a PSP informa que os agentes acompanharam a mulher até casa, onde ficou ao cuidado do neto.
57 mil pulseiras em 11 anos
A pulseira “Estou Aqui Adultos” foi criada para ajudar a encontrar crianças e adultos que, por algum motivo, percam o contacto com os familiares. A iniciativa começou em 2012 e, até 2023, foram pedidas à Polícia mais de 57 mil pulseiras.
Estas possuem um código alfanumérico pessoal e intransmissível que está associado a uma base de dados da PSP. Assim, quem encontrar uma pessoa que se tenha perdido dos familiares precisa apenas de contactar o 112 e informar onde se encontra, dando o código da pulseira.
As pulseiras são válidas em todo o território nacional, podendo ser pedidas, de forma gratuita, através do site https://estouaquiadultos.mai.gov.pt/Pages/Home.htm, e levantadas numa esquadra à escolha, não só por residentes em Portugal, como também por pessoas que se desloquem ao país em férias.