Uma mulher de 83 anos que, em 2019, caiu desamparada no chão do Spacio Shopping, em Lisboa, depois de ter ficado entalada nas portas automáticas, vai receber uma indemnização de 20 mil euros. O valor será pago pelo proprietária do centro comercial e por uma seguradora. A decisão foi confirmada pela Relação de Lisboa.
Corpo do artigo
O caso remonta a 14 de janeiro, quando a mulher entrou no shopping com o intuito de ir à farmácia. Após ter passado pelas primeiras portas automáticas da entrada, e já quando passava pelas segundas, que distam poucos metros umas das outras, estas fecharam-se sem que tivesse tempo para as transpor. O fecho fez com que ficasse entalada e caísse, ficando com dores na cabeça, na coluna e na coxa esquerda.
Na altura, o INEM foi chamado ao local, tendo a idosa sido levada para o Hospital de Santa Maria. Aí, fez vários exames, foi suturada e teve alta. Mas um agravamento do seu estado de saúde fez com que fosse novamente ao hospital onde ficou internada. Teve também de utilizar um colete de Jewett, ininterruptamente, durante cerca de dois meses, e por causa disso viu uma cirurgia programada à anca ser adiada.