Um octogenário evitou que um jovem, de 19 anos, lhe assaltasse a casa e ainda fez com que fosse detido, nos Açores. A vítima surpreendeu o suspeito e convenceu-o que, não tendo dinheiro em casa, o poderiam levantar numa ATM. Propositadamente seguiu um trajeto que passava em frente a uma esquadra, onde pediu socorro.
Corpo do artigo
Segundo relata esta sexta-feira a PSP, a detenção ocorreu na quarta-feira, quando a vítima se encontrava em casa, acompanhado da filha, numa artéria próxima de uma esquadra, e viu um indivíduo no seu interior e com a cara tapada.
Ao ser surpreendido, o jovem ameaçou o idoso com um objeto pontiagudo e exigiu-lhe dinheiro. Temendo pela sua integridade física e da sua filha, o idoso “implorou ao suspeito para não lhes fazerem mal, sugerindo que poderiam passar numa caixa ATM para, desta forma, levantar o dinheiro que o suspeito lhe exigia”.
A vítima (acompanhada pelo suspeito) e quando se dirigia à caixa ATM, fez o percurso por “forma a passar junto à Esquadra da PSP de Lagoa, onde parou e solicitou auxílio, tendo os operacionais de serviço de imediato ido no encalço do suspeito, que, entretanto, já tinha encetado fuga apeada, acabando por ser detido em reputação de flagrante delito”.
Os agentes encetaram outras diligências, que culminaram na apreensão de ferramentas utilizadas pelo suspeito e foi possível perceber que o suspeito havia entrado na moradia pelo método de arrombamento de uma janela seguido de escalamento.
O suspeito, "indivíduo toxicodependente, que não trabalha e não possui residência fixa”, foi ouvido em primeiro interrogatório judicial e ficou obrigado a apresentações periódicas e a inscrever-se numa clínica para o tratamento da toxicodependência.