A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Matosinhos, deteve um homem, com 80 anos, por incêndio florestal, em Modivas, concelho de Vila do Conde.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu na sequência de um alerta para um incêndio na localidade de Modivas, dado na quinta-feira (dia 29 de maio). No local, os militares do SEPNA apuraram que o fogo teve origem numa queima de sobrantes que se descontrolou devido à falta de medidas de segurança adequadas. O incêndio alastrou para um terreno adjacente, destruindo cerca de nove hectares de vegetação.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Vila do Conde. A operação de combate ao incêndio contou com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.
A GNR recordou que os trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas podem ser realizados até ao dia 15 de junho e alerta para que as queimas e queimadas são das principais causas de incêndios em Portugal, sendo proibidas sempre que o perigo de incêndio rural seja "muito elevado" ou "máximo".
O SEPNA da GNR mantém a proteção ambiental e dos animais como uma preocupação diária. Para denúncias de infrações ou esclarecimento de dúvidas, pode ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), que funciona permanentemente.