
Lar estaria a funcionar sem licença da Segurança Social, após ter sido encerrado em 2023
Foto: Teixeira Correia
Um utente do lar de Garvão, em Ourique, munido de um ferro, atacou no sábado à noite dois homens e uma mulher residentes na instituição, provocando ferimentos graves em dois deles, um dos quais acabou por morrer no Hospital de Beja. O lar estaria a funcionar sem licença da Segurança Social.
O agressor, de 92 anos, que sofre de problemas psiquiátricos, arrancou um ferro da casa de banho de pessoas com deficiência e atacou violentamente os outros residentes da instituição.
O alerta foi dado às 22.30 horas. As três vítimas, dois homens com ferimentos graves e um mulher com ferimentos ligeiros, e o agressor foram conduzidos para o Serviço de Urgência do Hospital de Beja, tendo este último sido internado compulsivamente no Serviço de Psiquiatria.
Ao que o JN apurou, o lar estava a funcionar sem licença da Segurança Social, depois de ter sido encerrado em 2024, com outra gerência. Os cerca de 30 utentes no local vão ser agora retirados e encaminhados para outros lares.
A Segurança Social já tinha participado a situação de ilegalidade ao Ministério Público e ao Tribunal de Ourique, mas não teve resposta.
O dono do lar é Sérgio Delgado, vereador de Castro Verde (CDU), e possui uma outra instituição em Rosário, em Almodôvar.
A GNR ocorreu ao local, passando depois a investigação para a Diretoria de Faro da Polícia Judiciária.
No socorro às vítimas estiveram 13 operacionais dos Bombeiros Voluntários de Ourique, VMER de Beja, SIV de Castro Verde e GNR, apoiados por sete viaturas.
