Um homem de 44 anos foi detido no dia 17 novembro, no concelho de Nelas, depois de a GNR ter apurado que pendiam sobre si dois mandados de detenção, um dos quais europeu e emitido pelas autoridades alemãs, que o consideraram “perigoso”.
Corpo do artigo
A detenção ocorreu “na sequência de uma denúncia sobre a circulação de um indivíduo suspeito na vila de Nelas”, segundo detalhou a GNR, em comunicado enviado às redações.
“No decorrer da ação, foi possível apurar que pendiam dois mandados de detenção sobre o suspeito, um emitido pelas autoridades judiciais portuguesas, para cumprimento de pena de prisão pelos crimes de falsificação de documento, associação criminosa, auxílio à emigração ilegal e uso de documento de identificação alheia, e um mandado detenção europeu, emitido pelas autoridades judiciais alemãs, pelas quais o indivíduo é considerado perigoso”, refere a mesma nota.
A GNR revelou ainda que o suspeito estava a cumprir pena de prisão, mas, em 2012, não regressou ao estabelecimento prisional, após uma licença de saída jurisdicional. Em 2015, acabou por ser declarado contumaz, tendo mais de quatro anos de pena por cumprir.
Após a detenção, o homem foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Viseu.