Inquérito disciplinar a fiscais da EMEL suspeitos de agredir cidadão "em fase de conclusão"
O inquérito para apurar as responsabilidades disciplinares dos fiscais da EMEL envolvidos na alegada agressão a um homem de 35 anos ocorrida há um mês já está em "fase de conclusão", adiantou fonte oficial da empresa ao JN. O relatório será em breve remetido ao Conselho de Administração da empresa para apreciação.
Corpo do artigo
A 7 de junho, o presidente da Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa, Carlos Silva, disse que esperava que o inquérito disciplinar estivesse "concluído com a maior celeridade possível". Enquanto isso não acontecesse, os três fiscais iriam ficar suspensos de funções "de forma preventiva, sem perda de retribuição", situação em que ainda se mantêm.
Tal como o JN noticiou na altura, a agressão aconteceu no dia 29 de maio, na Avenida da República, quando a vítima esperava dentro do carro pela mulher. Após um fiscal da EMEL ter passado de moto e mandado retirar o veículo, o condutor recusou, argumentando que não iria sair do carro.
De seguida, originou-se uma troca de palavras entre os dois, até que um segundo funcionário da EMEL se aproximou e agrediu o condutor com um soco. Posteriormente, surgiu um terceiro que se juntou aos outros dois colegas, acabando os três por pontapear a vítima que já se encontrava fora do carro e no chão.
As agressões só terminaram, segundo contou a vítima, com a intervenção de populares que se aperceberam do incidente. Na altura, fonte da PSP confirmou que identificou as pessoas envolvidas no incidente, todos funcionários da EMEL, com idades entre 43 e 47 anos, e que o condutor, socorrista de profissão da Cruz Vermelha, foi assistido no local pelo INEM e posteriormente transportado para o Hospital de São José.