Investigação de dois anos leva à apreensão de 1,75 milhões de cigarros de contrabando
A Unidade de Ação Fiscal da GNR do Porto deteve dois homens e constituiu arguidos três outros por contrabando de tabaco, em Guimarães. Foram apreendidos 1 750 000 cigarros no valor de 420 mil euros, dinheiro, telemóveis e uma viatura.
Corpo do artigo
Após dois anos de investigação, ontem, terça-feira, os militares avançaram para a realização de um mandado de busca num armazém e dois em viatura, tendo conseguido apreender 1 750 000 cigarros, 12 120 euros em dinheiro, seis telemóveis e uma viatura. Na sequência da ação foram detidos dois homens, com 46 e 67 anos. Foram ainda constituídos três arguidos, todos homens, com idades entre os 36 e os 41 anos, igualmente pelo crime de contrabando.
Segundo um comunicado da Unidade de Ação Fiscal, o valor do tabaco apreendido ascende a 420 mil euros, sendo que a sua comercialização ilícita teria causado um prejuízo ao Estado em sede de imposto sobre o tabaco de 330 mil euros.
Os suspeitos detidos deverão ser apresentados ao Tribunal Judicial do Porto durante esta quarta-feira para a aplicação de medidas de coação.