Investigação por maus-tratos a animal leva GNR a apreender arsenal e a deter homem

Militares detiveram um homem suspeitos e maus tratos a um cão e apreenderam armas, em Torres vedras
Foto; GNR
A GNR deteve um homem, de 45 anos, por posse ilegal de armas e maus-tratos a animais de companhia, no concelho de Torres Vedras. Estava na posse de armas de fogo, munições e sabres.
A detenção ocorreu, esta segunda-feira, no seguimento de uma denúncia relacionada com maus-tratos a um cão e, no âmbito das diligências policiais, os militares realizaram duas buscas - uma domiciliária e outra a um anexo - que culminaram na detenção do suspeito.
Foram apreendidas duas armas de fogo, 116 munições, cinco sabres e duas armas de ar comprimido.
No decurso da ação, foi ainda recolhido um cão que apresentava sinais evidentes de maus-tratos, tendo sido encaminhado para o Canil Municipal de Torres Vedras, onde recebeu os cuidados necessários.
O detido foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Torres Vedras.
A GNR relembra que, nos termos do Regime Jurídico das Armas e Munições, a detenção, transporte ou guarda de armas sem a devida autorização constitui crime, bem como a posse de armas não registadas ou não manifestadas quando tal seja legalmente exigido.
A Guarda reforça ainda que a proteção dos animais é uma prioridade permanente, apelando à denúncia de situações de maus-tratos ou abandono através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).

