
Jonny Smyth aguarda extradição para Espanha onde era procurado por homicídio
Foto: Direitos reservados
O irlandês que assassinou um compatriota, em Alicante, será extraditado em breve para Espanha, decidiu esta quinta-feira o Tribunal da Relação de Guimarães.
Corpo do artigo
Jonny Smyth não se opôs à decisão, tendo sido levado para o estabelecimento Prisional Anexo à Diretoria do Norte da Polícia Judiciária, no Porto, onde aguardará dez dias, previstos como prazo de extradição, para Espanha.
O suspeito, com 26 anos, foi detido na terça-feira, em Braga, na sequência dos mandados de detenção europeu e internacional, emitidos pelas autoridades espanholas, por ser suspeito de matar um compatriota no ano passado.
John George, com 37 anos, pai de dois filhos, tinha desaparecido no dia 14 de dezembro de 2024. O seu cadáver foi localizado em meados de janeiro de 2025, numa zona agrícola, em Rojales.
Desde o início da investigação que surgiram fortes indícios da existência do crime de homicídio, com ocultação de cadáver, e do envolvimento do suspeito em tais factos. Em Espanha, foi detido um outro homem, pela coautoria dos mesmos crimes, homicídio e ocultação de cadáver.
O assassinato teve uma grande repercussão pública em Espanha e também no Reino Unido, tendo sido amplamente difundido pela comunicação social dos dois países, com sucessivos pedidos e apelos de paradeiro e de localização.
