O julgamento do homicídio da grávida desaparecida da Murtosa, com três juízas de direito, terá no total quatro jurados efetivos (três mulheres e um homem) e quatro jurados suplentes (três mulheres e um homem), residentes nos concelhos de Aveiro, Águeda, Ílhavo, Mealhada e Ovar, do distrito de Aveiro.
Corpo do artigo
A sessão de apuramento final terminou ao final da manhã desta quinta-feira, havendo, entre os jurados efetivos e suplentes, um professor universitário, um técnico de informática, uma psicóloga, uma cozinheira, uma lojista, uma trabalhadora-estudante universitária e uma técnica de preservação do património cultural.
Os jurados foram apurados, saindo de um universo inicial de 351.919 eleitores, de 12 municípios do distrito de Aveiro, na sua maioria dos concelhos de Aveiro, Águeda, Ílhavo e Ovar.
O julgamento será presidido pela juíza Diana Tavares Nunes, a par das juízas Susana Maria Cajeira e Dora Isabel Duarte, que decretaram que o julgamento deve ser sempre à porta fechada, decidindo todas as audiências secretas, à exceção da leitura do acórdão.
Dos 100 cidadãos sorteados inicialmente, 57 foram pré-selecionados. Depois houve um segundo sorteio, do qual saíram 18, tendo estes sido inquiridos na audiência pública de apuramento, mantendo-se previsível o início do julgamento dia 19 de maio.
A audiência de apuramento, que é pública, decorreu no Palácio da Justiça de Aveiro, tendo sido o último ato processual à porta aberta. Os jurados do julgamento pelo assassínio da grávida da Murtosa partirão de um sorteio inicial de cidadãos de 12 concelhos de Aveiro e decidirão com os três juízes sobre os factos a provar e acerca da sentença, aplicar uma pena e qual ou então absolver.
O início do julgamento do empresário Fernando Valente, acusado de ter assassinado Mónica Silva, grávida com sete meses de gestação, desaparecida na Murtosa, após sair de casa, na noite de 3 de outubro de 2023, já está marcado para o dia 19 de maio.
Terminado o julgamento, começarão por votar, explicando os motivos da sua decisão, sucessivamente, os jurados mais novos, até ao mais velho. Depois, votarão as três juízas de carreira.