A PSP deteve um jovem, de 22 anos, por posse de armas proibidas, em Lisboa. Durante uma discussão, ameaçou a patroa e atirou-lhe uma granada de mão após ter retirado a cavilha de segurança.
Corpo do artigo
O incidente ocorreu cerca das 17.40 horas desta quarta-feira, na freguesia de Santa Maria Maior, quando a polícia foi chamada a um estabelecimento comercial. No local, os agentes apuraram que o suspeito, funcionário do espaço, ameaçou a proprietária e arremessou na sua direção uma granada após ter removido o mecanismo de segurança.
De imediato, a PSP montou um perímetro de segurança e acionou a Unidade Especial de Polícia, através do Centro de Inativação de Explosivos e Segurança em Subsolo, que, após perícia, concluiu que se tratava de uma granada de instrução (uma réplica, sem carga explosiva, usada para treinar o seu manuseamento e lançamento). No entanto, durante a revista ao detido, foram apreendidas quatro munições.
Com a suspeita de que o homem teria mais objetos proibidos em casa, a polícia realizou uma busca domiciliária ao seu quarto, de que resultou apreensão de uma espada sabre com 80 centímetros de lâmina e de um projétil de morteiro.