Um jovem de 20 anos foi condenado, em cúmulo jurídico, por um Coletivo de Juízes do Tribunal de Beja, na pena única de seis anos e seis meses de prisão, pela prática de um crime de homicídio simples na forma tentada e dois crimes de roubo simples.
Corpo do artigo
Tem ainda de pagar 5000 euros de indemnizações a duas vítimas e 125,91 euros à Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) por tratamentos de um dos agredidos.
Ligado a um grupo violento de jovens que vagueiam pela cidade de Beja a praticar diversos tipos de crimes, David Tomás foi condenado a cinco anos de prisão pelo homicídio tentado e um ano e seis meses por cada um dos crimes de roubo.
Os factos ocorreram na madrugada de 7 de abril de 2023, quando o arguido, com a ajuda de outros dois indivíduos, roubou os pertences de outros dois jovens que encontraram na rua, tendo depois um deles ter sido esfaqueado na zona abdominal.
Na leitura do acórdão a que o JN teve acesso, proferido no passado dia 6, o presidente do Coletivo de Juízes justificou a aplicação de uma pena impeditiva da liberdade, face “à violência empregue na tentativa de homicídio e na consumação dos roubos”.
O arguido ficou em liberdade a aguardar o trânsito em julgado do acórdão, tendo o magistrado consignado que devem ser emitidos os mandados de detenção de condução do condenado logo que o prazo de recurso se tenha esgotado.