Jovem detido com faca junto a escola. Pai também acaba preso por agredir polícias
A PSP deteve, nas Avenidas Novas, em Lisboa, um jovem, de 16 anos, que estava junto a uma escola com uma faca e o seu pai, de 37 anos, que foi à esquadra e tentou impedir o trabalho dos agentes, agarrando-os pelos braços.
Corpo do artigo
Segundo revelou a PSP, em comunicado divulgado esta sexta-feira, o alerta inicial dava conta da presença de um grupo de jovens munidos de uma arma branca nas imediações de um estabelecimento escolar.
No local, os polícias confirmaram que um dos menores transportava uma faca com lâmina de 19 centímetros. Questionado, o jovem afirmou que a levava para sua proteção, alegando já ter sido alvo de agressões anteriores. A arma foi apreendida e o menor detido.
Momentos mais tarde, o pai do detido dirigiu-se à esquadra, onde tentou impedir as diligências policiais, agarrando os braços dos agentes. Perante a resistência ativa, foi necessário "recorrer ao uso da força estritamente necessária e proporcional para assegurar a integridade física dos polícias e de terceiros, bem como garantir a manutenção da ordem e da tranquilidade públicas, motivo pelo qual, foi também detido".
Após os trâmites legais, o jovem foi notificado para comparecer no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa, no âmbito do Juízo Local de Pequena Criminalidade. Ao pai foi decretado termo de identidade e residência.