Jovem morre esfaqueado em Setúbal: "O meu filho estava no local errado à hora errada"
Jovem estudante, operário e modelo esfaqueado mortalmente ao defender amigo do ataque de grupo rival, em Setúbal. Mãe inconsolável.
Corpo do artigo
15397442
Estava no local errado à hora errada". É desta forma que a mãe de Tiago Danu descreve e lamenta ao JN a morte do filho, esfaqueado em Setúbal, numa rixa entre dois grupos na noite de domingo.
O jovem setubalense, de 20 anos, estava num parque de estacionamento onde habitualmente se encontrava e convivia com amigos, no Monte Belo Norte, nas traseiras dos bombeiros sapadores. O local, ermo, longe de zonas habitacionais e nas traseiras de superfícies comerciais, era o preferido dos jovens que ali podiam fazer barulho e ouvir música sem incomodar ninguém. Mas perto da meia-noite de domingo foram alvo de uma cilada que seria fatal para Tiago.
Tentativa de rapto
Uma viatura com elementos de um grupo rival chegou ao local e imediatamente começou a violência. Os suspeitos, em número ainda desconhecido, tentaram levar à força para o veículo um amigo de Tiago, mas este tentou impedi-los. Acabou por ser esfaqueado e deixado no chão, enquanto os suspeitos fugiram na viatura com o amigo de Tiago no interior.
Tiago foi assistido por socorristas do INEM e transportado para o Hospital de Setúbal, mas não conseguiu resistir aos ferimentos e acabou por falecer. Será agora submetido a autópsia no Instituto de Medicina Legal de Setúbal.
A PSP foi alertada para o sucedido e viria a encontrar a vítima da tentativa de rapto, que não necessitou de receber assistência hospitalar. Segundo informações recolhidas pelo JN, os elementos do grupo agressor já terão sido identificados pela Polícia Judiciária (PJ) de Setúbal, que tenta agora chegar ao(s) autor(es) do homicídio. Os inspetores tentam também apurar os motivos da cilada mortal. Ao que foi possível apurar, ainda não é certo o que esteve na origem do conflito entre os dois grupos.
Amigos consternados
A morte de Tiago provocou consternação em Setúbal. O jovem é tido como bom rapaz, simpático e alegre por vários dos seus conhecidos e amigos.
Tiago Danu, de ascendência moldava, frequentou a Secundária D. João II, em Setúbal. Nas redes sociais, multiplicam-se as mensagens de apoio e de condolências à família, inclusive do Grupo Desportivo 1.º de Maio, onde a vítima jogou futebol em criança.
Atualmente, Tiago Danu tirava o curso de energias renováveis num centro de formação em Lisboa e trabalhava numa empresa de trabalho temporário, para a Autoeuropa. Tinha carreira de modelo, com várias aparições em desfiles.