O Ministério Público acusou de homicídio qualificado o jovem de 24 anos que matou a mãe com 20 facadas, em novembro do ano passado, no Seixal.
Corpo do artigo
12996148
A vítima, Tereza Paulo, e o agressor, Lucas Baltazar, envolveram-se numa discussão em casa, na Rua Eusébio Leão, em Paio Pires e, no fim, quando esta se sentou no sofá da sala, foi atacada pelo filho adotivo com um x-ato e duas facas de cozinha.
Durante o ataque, a mulher de 60 anos tentou fugir pela janela do rés-do-chão de casa, mas foi apunhalada nas costas. Voltou para dentro de casa, tentou refugiar-se na cozinha, mas o atacante seguiu-a.
Lucas tirou, nessa altura, duas facas da gaveta da cozinha, desferindo diversos golpes no corpo da vítima. Para evitar que o pai adotivo entrasse na habitação, o que viria a acontecer horas depois, o homicida trancou a porta, bloqueando-a com móveis e eletrodomésticos. Depois, tomou banho, deixou as roupas que usava no quarto e saiu pela janela.
O marido da vítima chegou a casa do trabalho por voltas das 20 horas e, depois de abrir a porta com dificuldade, encontrou o corpo da mulher, na cozinha.
A Polícia Judiciária de Setúbal foi acionada e horas depois, já na madrugada de terça-feira, deteve o suspeito. A GNR procurava pelo jovem quando recebeu uma denúncia de que um homem deambulava numa rua em Paio Pires de forma errática, como se se quisesse esconder. Os militares acorreram ao local, capturaram o jovem e entregaram-no à PJ, que o deteve. Lucas foi presente ao Tribunal do Seixal e ficou em prisão preventiva, onde permanece.
Na origem da discussão estaria a falta de ocupação do jovem, que passava os dias ao computador. Queria que o filho saísse de casa, arranjasse trabalho ou amigos e recorrentemente discutiam.