A PSP deteve um homem, com 22 anos, por ser suspeito da prática de três roubos, posse de arma proibida e abuso de cartão de garantia, em Lisboa. Em 2022 e 2023, na companhia de um amigo, roubou telemóveis a jovens, usando-os para pagar viagens em TVDE ou refeições. Com um dos aparelhos fotografou-se com uma pistola.
Corpo do artigo
O suspeito fugiu do país ao saber que tinha sido emitido um mandado de detenção, mas a PSP apurou que teria entrado em território nacional em dezembro de 2024, tendo sido desencadeadas diligências no sentido de apurar o seu paradeiro e concretizada a sua intercetação no dia 15 de fevereiro.
Segundo a PSP, "o suspeito, na companhia de um amigo, nos anos de 2022 e 2023, abordava jovens, principalmente no interior de transportes públicos, perpetrando os roubos e apropriando-se dos telemóveis das vítimas".
Usava o telemóvel das vítimas em plataformas de entrega de refeições e de viagens, nomeadamente Bolt e Uber, e com um dos aparelhos tirou várias fotografias de si mesmo, nas quais fazia poses com uma arma proibida, nomeadamente uma arma de fogo, bem como várias munições.
Após a intercetação, "foi recolhida prova que indiciava o suspeito como o autor dos crimes já mencionados, nomeadamente através de uma busca domiciliária à sua residência, onde foi possível apreender artigos relacionados com os ilícitos, e de reconhecimentos pessoais das vítimas.
O detido foi ouvido em sede primeiro Interrogatório Judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.