Dois jovens com 18 anos foram detidos por posse de arma branca pela PSP no âmbito da operação "Verão Seguro", em Oeiras e Cascais. Ambos estavam em estações ferroviárias e alegaram que tinham os punhais com lâminas de 20 e 15 centímetros para sua defesa pessoal.
Corpo do artigo
Um caso ocorreu ao final da tarde de 2 de julho na Estação de Algés. Um jovem demonstrou comportamento "de inquietação e nervosismo" ao ver uma patrulha da PSP pelo que foi intercetado e abordado. Quando questionado sobre se teria algo ilícito em sua posse, hesitou e depois afirmou que tinha uma faca no interior da mochila.
Após revista sumária, os polícias comprovaram que transportava um punhal de 33,3 centímetros de comprimento e lâmina de 19,3 centímetros. O jovem justificou a posse da arma branca com a necessidade de proteção pessoal. Por se tratar de uma arma proibida, foi detido e notificado para comparecer na Instância Central do Tribunal Judicial da Comarca de Oeiras.
O outro caso ocorreu em Carcavelos a 30 de junho. Pelas 18.30 horas, os polícias que se encontravam em patrulhamento na estação ferroviária aperceberam-se de que um jovem, ao ver o dispositivo policial, invertera rapidamente a direção, pelo que foi abordado preventivamente. Confessou que tinha uma faca no interior do casaco.
Os polícias encontraram um punhal, estilo árabe, com comprimento total de 22,5 centímetros e lâmina de 14 centímetros. O jovem afirmou que seria para defesa pessoal. O detido foi notificado para comparecer na Instância Central Tribunal Judicial da Comarca de Cascais.