A PSP deteve dois jovens, com 16 anos, por serem suspeitos de roubos e agressões, em Cascais. Os detidos integravam um grupo que roubou diversas pessoas no verão passado. A uma das vítimas colocaram uma toalha na cabeça e esfaquearam-na quatro vezes. Foram libertados.
Corpo do artigo
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a PSP refere que, no decorrer de uma investigação relacionada com a criminalidade grupal e juvenil, desencadeou, no passado dia 17, uma operação policial em três concelhos do distrito de Lisboa, com a realização de seis buscas domiciliárias e cumprimento de dois mandados de detenção, que lograram interceptar e deter dois jovens, com 16 anos.
A investigação realizada pela PSP abrangeu dois inquéritos distintos, dirigidos pelo Ministério Público de Cascais, da Comarca de Lisboa Oeste, ambos relativos a crimes praticados nas zonas de Cascais e Estoril no verão deste ano.
"Um dos inquéritos refere-se a dois roubos qualificados, pelo uso de arma branca, em que foram roubados dois jovens de 18 e 19 anos, por um grupo de mais de dez indivíduos. Como uma das vítimas não entregou os seus pertences, foi-lhe colocada uma toalha na cabeça e foi agredido com murros, pontapés, sendo esfaqueado quatro vezes nas costas, agressão esta que causou à vítima ferimentos graves, tendo sido transportado ao Hospital de Cascais em estado crítico", sublinha a PSP.
No outro caso, as vítimas foram um casal estrangeiro que passeava no Paredão do Estoril, atacado por seis indivíduos, que agrediram um dos membros do casal e roubaram vários bens, entre os quais, cartões de crédito e débito, que foram posteriormente utilizados em várias compras.
A investigação realizada permitiu identificar o grupo juvenil autor dos crimes descritos, o qual é composto por vários jovens, alguns menores de 16 anos, encontrando-se um deles em prisão preventiva e detidos na presente operação.
Nas buscas realizadas foram apreendidos artigos, que "correlacionam os jovens directamente com os crimes em investigação, várias munições de calibre 12mm, e 97,94 doses individuais de produto suspeito de ser estupefaciente (haxixe)".
Os detidos recolheram à sala de detenção desta Polícia, onde aguardaram até à sua apresentação perante o Ministério Público, do Tribunal de Lisboa Oeste – Cascais, em sede de primeiro interrogatório, tendo sido aplicada a ambos a medida de coação de apresentações semanais.