Uma vasta operação policial no Vale da Amoreira, na Moita, culminou com a detenção de vários suspeitos ligados à criminalidade violenta. Os seis detidos estão implicados em pelo menos cinco incidentes com armas de fogo e armas brancas, ocorridos entre maio e agosto, sempre relacionados com o tráfico de estupefacientes.
Corpo do artigo
A primeira situação ocorreu a 17 de maio, quando um dos detidos efetuou vários disparos de arma de fogo na direção do porteiro de uma discoteca, tendo-o atingido nas pernas. A segundo ocorreu no dia 30 de maio: um grupo de quatro indivíduos (três dos quais detidos nesta operação) entraram num café e agrediram um rival com várias facadas.
A 7 de julho. em plena via pública, um dos detidos efetuou disparos de caçadeira na direção de um homem, tendo vindo a atingir um terceiro sem qualquer relação com a contenda. Dias mais tarde, a 31 de julho, dois suspeitos (ambos detidos na operação) abordaram um rival na rua para o agredir. Este fugiu e foi atingido por vários disparos de arma de fogo. Por fim, a 21 de agosto, dois suspeitos (igualmente detidos na operação) abordaram um rival na rua e efetuaram vários disparos sobre ele.
Conflitos com origem no tráfico de droga
Alguns dos seis detidos, com idades entre os 17 e os 25 anos, são intervenientes em várias das situações atrás elencadas. A investigação conseguiu apurar que estes acontecimentos, todos relacionados entre si, tiveram na sua origem o tráfico de estupefacientes.
A operação policial levada a cabo esta terça-feira pela PJ de Setúbal, com a colaboração da PSP local, permitiu deter seis indivíduos, cinco no cumprimento de mandados de detenção emitidos pela autoridade judiciária competente e um, em flagrante delito, por posse de produto estupefaciente.
A investigação, a cargo do DIAP da Moira irá prosseguir visando apurar a eventual participação dos ora detidos em outros ilícitos criminais, avança a PJ em comunicado.
Os detidos irão ser apresentados a primeiro interrogatório, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.