
PSP deteve dois jovens, que sequestravam menores, roubando-lhes os telemóveis
Foto: Pedro Granadeiro/Arquivo
A PSP deteve dois jovens, de 17 e 19 anos, suspeitos de três crimes de roubo agravado e um crime de sequestro, na zona de Carcavelos e Parede, no concelho de Cascais. Assaltavam menores para lhes roubar os telemóveis e chegavam a agredi-los.
As detenções, efetuadas esta quinta-feira, decorreram no âmbito de uma investigação de oito meses conduzida pela Divisão Policial de Cascais, no contexto do combate à criminalidade juvenil e violenta. Os mandados foram emitidos por autoridade judiciária e resultaram de três inquéritos distintos dirigidos pelo Ministério Público de Cascais.
Segundo a PSP, os suspeitos atuavam em locais ermos e com pouco movimento de pessoas, atacando menores de idade. As vitimas eram abordas sob o pretexto de precisarem de usar o telemóvel para fazer uma chamada, mas logo depois assumiam uma postura agressiva, exigindo os códigos de desbloqueio dos aparelhos.
Quando as vítimas resistiam, eram ameaçadas com armas brancas ou agredidas fisicamente até cederem. Para além dos telemóveis e auriculares, os suspeitos acederam a contas bancárias "Revolut" e obrigaram uma das vítimas a escrever o código de acesso num papel. Num dos casos, o sequestro prolongou-se por cerca de uma hora e meia, até o restauro de fábrica do aparelho estar concluído.
Durante a operação, a PSP realizou ainda duas buscas domiciliárias nos concelhos de Lisboa e Cascais, tendo sido apreendidos artigos usados nos crimes.
Os dois jovens foram presentes ao Tribunal de Instrução Criminal de Cascais e ficaram em prisão preventiva.

