Tribunal de Beja vai julgar homem que seduziu mulheres com promessas de uma vida a dois, num monte alentejano, que se transformou num inferno.
Corpo do artigo
Sedutor, de conversa fácil, sempre bem vestido, passeava-se em carros potentes e fazia juras de amor. Era assim que Paulo Alexandre Santos, conhecido como "Burlão do Amor", se apresentava às mulheres. Depois de ganhar a sua confiança, assumia uma postura ameaçadora, violenta, que havia de valer-lhe uma segunda alcunha: Rambo de Mértola. No próximo mês, vai ser julgado, no Tribunal de Beja, por crimes de violência doméstica, abuso de confiança, burla informática, falsificação de documento, tráfico de menor gravidade e detenção de arma proibida.
Descrito pelo Ministério Público como "detentor de uma personalidade extremamente violenta e manipuladora", Paulo Alexandre Santos, de 56 anos, foi detido por inspetores da Diretoria do Sul da Polícia Judiciária (PJ) em 5 de abril de 2021, na operação "Amores imperfeitos".
Roleta russa à força
Na operação da PJ, que envolveu buscas domiciliárias num monte da freguesia de Santa de Cambas, concelho de Mértola, e na habitação em São Pedro do Estoril, foram apreendidas duas armas de fogo e uma réplica, armas brancas, três cartas de condução falsas, três viaturas (duas delas da marca Jaguar), drogas, esteroides anabolizantes e uma elevada quantia de dinheiro em numerário.
As duas vítimas conhecidas do arguido ter-lhe-ão entregado 170 mil euros, em dinheiro vivo ou por transferência bancária.
Paulo Santos cortejava as mulheres e convencia-as a mudarem-se para o Monte José das Neves, em Mértola, para "uma vida em comum". A propriedade estava em nome da mulher com quem estava casado, em regime de comunhão de adquiridos, mas o homem desfrutava dela como se fosse sua. Tratando-se de um lugar isolado, violentava ali as mulheres sem ser incomodado por vizinhos.
A investigação começou depois de a última das vítimas ter fugido do monte e feito queixa às autoridades.
Como a mulher era dependente de cocaína, o arguido seduziu-a apresentando-se como seu "salvador", prometendo "tirá-la da droga e salvar-lhe a vida". Mas, em junho de 2020, aquela deparou-se com a faceta mais negra de Paulo Santos, quando este a obrigou a jogar à "roleta russa" com um revólver. O Rambo de Mértola pôs uma munição na câmara e forçou a mulher a girar o tambor e a premir o gatinho com a arma apontada à cabeça. A arma não disparou e o homem retirou a munição do revólver, para a oferecer à ofendida: "Guarda a bala como recordação, como prova de não teres morrido", ter-lhe-á dito, segundo a acusação. Esta mulher ficou sem 30 mil euros em dinheiro vivo.
Atacou de farda militar
A primeira vítima conhecida foi uma mulher que residia em Baiona, França, e que, em 2017, iniciou uma relação com o arguido. Acreditando nas suas promessas, perdeu cerca de 140 mil euros, 55 mil dos quais destinados a alegadas "obras de reabilitação no monte", nunca feitas.
Em abril de 2018, aquela mulher apanhou um dos seus maiores sustos, na conturbada relação com o arguido, por se ter recusado a entregar-lhe mais dinheiro. O arguido deslocou-se a França e, envergando uma farda militar, apresentou-se na residência da vítima e apontou-lhe uma pistola: "Se não entregares o dinheiro, não vais sair daqui", tê-la-á ameaçado, segundo o Ministério Público.
Agora, Paulo Santos está em prisão domiciliária. E, em fevereiro, vai responder pelos seus crimes, perante um coletivo de juízes do Tribunal de Beja.
Acusação
7 crimes são imputados, pelo Ministério Público, a Paulo Alexandre Santos. São crimes de violência doméstica (dois), abuso de confiança, burla informática, falsificação de documentos, tráfico de menor gravidade e detenção de arma proibida.