Arguidos queriam vingar-se e usaram faca artesanal para golpear experiente lutador de dimensão internacional, que conseguiu defender-se. Foram condenados a penas efetivas.
Corpo do artigo
Armados com uma faca artesanal, dois reclusos do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira tentaram matar um ex-atleta de kickboxing numa cela com apenas seis metros quadrados. Só não o conseguiram porque a vítima, que chegou a ser uma jovem promessa da modalidade a nível mundial, era perita naquele desporto de combate e evitou ser agredido em zonas vitais. Os dois reclusos, ambos com longo cadastro criminal, foram agora condenados pelo Tribunal de Penafiel a penas de cinco e seis anos de cadeia e ao pagamento de uma indemnização de 19 mil euros à vítima.
O caso aconteceu no final da tarde de 4 de janeiro de 2019. Francisco Oliveira, conhecido como “Chico Mitra”, é um vimaranense de 30 anos que representou o kickboxing do Vitória de Guimarães e chegou a fazer parte da seleção nacional da modalidade, antes de enveredar por caminhos criminosos. O ex-atleta cumpria uma longa pena de prisão, fruto de cúmulos jurídicos de condenações por carjackings, tráfico de droga, tentativa de sequestro e extorsão.