Polícia espanhola deteve dois. Há ainda casos em Espanha, Alemanha, Áustria e Chéquia.
Corpo do artigo
A Polícia Nacional espanhola deteve dois elementos de um grupo que se dedicava a assaltar hotéis em vários países europeus, incluindo Portugal, unicamente para pilhar os cofres dos quartos. Só em Espanha são apontados como autores de 14 assaltos, apenas em Barcelona, nos quais roubaram mais de 50 mil euros.
A investigação foi coordenada pela Europol, uma vez que havia casos registados em Espanha, Alemanha, Portugal, Áustria e Chéquia.
Os elementos do grupo entravam nos hotéis como clientes e exploravam as instalações até localizarem o cofre. Chegavam a vigiar os hóspedes para avaliar as suas posses e escolher os alvos. Assim que os quartos ficavam vazios, arrombavam os cofres fazendo um buraco lateral para neutralizar o mecanismo de segurança e apoderavam-se de dinheiros e joias que ali haviam sido deixados.
Numa busca efetuada em Alicante, a polícia espanhola conseguiu recuperar um kit de ferramentas para arrombamento, mil euros e joias presumivelmente roubadas, além de cartões de abertura de portas dos hotéis, apreendendo ainda uma viatura. Em Portugal, informa a Polícia espanhola, foi detido pelo menos um colaborador do grupo que está preso.