Dois homens, de 30 e 33 anos, foram detidos por suspeita de vários crimes de roubo agravado e detenção de arma proibidida. Viviam perto de Madrid e vinham de mota até Portugal para roubar artigos de luxo. Terão efetuado pelo menos cinco roubos em Porto e Gaia. Foram detidos pela PJ pouco depois de cruzar a fronteira.
Corpo do artigo
Os suspeitos, ambos estrangeiros, residiam nas redondezas da capital espanhola e vinham para Portugal para cometer os crimes. Deslocavam-se num motociclo de grande cilindrada e atuavam metodicamente. Efetuavam reconhecimentos, selecionavam alvos e atacavam, sob ameaça de fogo, sem hesitações. Após os roubos regressavam rapidamente para Espanha.
Desde abril terão consumado pelo menos cinco roubos nas áreas do Porto e Vila Nova de Gaia. Roubaram artigos de luxo, principalmente relógios Rolex, no valor de dezenas de milhares de euros.
Na passada sexta-feira, foram detidos na zona de Évora, pouco depois de terem entrado em território nacional, evitando-se que consumassem mais roubos. A detenção foi feita pela Diretoria do Norte da PJ, com a colaboração da Polícia Nacional de Espanha, no âmbito de diversas investigações em curso no combate à criminalidade especialmente violenta.
Os detidos, com 30 e 33 anos, sem ocupação profissional e com vários antecedentes criminais, foram presentes à autoridade judiciária competente que lhes aplicou a medida de coação de prisão preventiva.