Dois homens assaltaram, na madrugada desta quinta-feira, uma loja de aves exóticas em Lourosa, Santa Maria da Feira. Os animais levados estão avaliados no valor de 50 mil euros.
Corpo do artigo
Por volta das 2.15 horas, dois homens de cara descoberta forçaram a porta da "Alvespets". Já no interior começaram a apoderar-se de várias aves, entre as quais papagaios e catatuas que ali estavam, maioritariamente para venda, mas também algumas que se encontravam em tratamento. Tartarugas com custo unitário de 200 euros também foram roubadas.
https://d23t0mtz3kds72.cloudfront.net/2022/07/21julho2022_sarabo_assalto_loja_de_anim_20220721122914/mp4/21julho2022_sarabo_assalto_loja_de_anim_20220721122914.mp4
"Não conseguiram levar as aves todas e chegaram a abandonar algumas em plena rua, dentro das gaiolas", explicou, ao JN, Manuel Alves, proprietário da loja. O homem admitiu ainda que para além do prejuízo monetário, acresce o "desgosto' com a perda de animais que estimava.
"Levaram o meu papagaio que é um símbolo da casa e que falava com os clientes. Esse animal tem que aparecer, estou disposto a tudo para o recuperar", referiu. "Uma das aves roubada estava doente. Se não receber tratamento vai morrer'", advertiu também Manuel Alves.
Para o proprietário, os assaltantes já vinham com os objetivos definidos. "Eles foram às aves exóticas e de grande porte. Tenho aqui outros animais mais caros que não levaram", acrescentou.
O assalto ficou registado nas imagens de videovigilância que poderão ajudar na identificação dos autores do assalto.
A GNR tomou conta da ocorrência.