Alex Male, um dos homens mais procurados do Reino Unido, onde é tido como um dos maiores traficantes de droga, e que havia sido detido em Portugal em maio passado, foi libertado por excesso de prisão preventiva. A decisão do Supremo Tribunal de Justiça surgiu em resposta a um pedido de "habeas corpus" do alegado traficante.
Corpo do artigo
Segundo a imprensa britânica, que cita a Agência Nacional do Crime do Reino Unido (NCA), Male, de 30 anos, que estava na lista dos criminosos mais procurados daquele país, é acusado de uma grande operação de tráfico de droga utilizando uma rede de comunicações encriptada, a EncroChat.
Um porta-voz da agência governamental afirmou terem sido "informados de que, na sequência de um pedido de habeas corpus ao Supremo Tribunal de Portugal, a libertação de Alex Male foi autorizada após o termo do seu prazo de custódia no país".
"Estamos a estabelecer contactos com parceiros no Reino Unido e em Portugal para avaliar a decisão e as suas implicações. Continuamos determinados em encontrar fugitivos e trazê-los para enfrentar a justiça", referiu o mesmo porta-voz, citado pelo jornal Mirror.
Detido no aeroporto
Alex Male havia sido detido, em maio deste ano, no Aeroporto de Lisboa, quando chegava de um voo proveniente da Turquia. É acusado, no Reino Unido, de conspiração para traficar cocaína e cetamina, lavagem de dinheiro e tentativa de aquisição de arma de fogo entre abril e junho de 2020.
A NCA acrescentou ter "fortes relações" com as autoridades policiais portuguesas e que vai continuar a trabalhar com as forças congéneres noutros países visando "assegurar que os fugitivos sejam forçados a viver a vida a olhar por cima dos seus ombros".