Um homem de 42 anos conseguiu ganhar pelo menos 138 mil euros nos últimos cinco meses graças ao esquema "Olá Pai, Olá Mãe". O burlão, de nacionalidade estrangeira, foi detido na semana passada em Albufeira pela PJ de Leiria. Ficou em prisão preventiva.
Corpo do artigo
Pelo menos desde fevereiro deste ano, o arguido, através de mensagens escritas na aplicação WhatsApp, induzia as vítimas em erro, fazendo-as crer de que estavam a comunicar com os seus filhos e que estes lhes estavam a solicitar pagamentos urgentes. "Os ofendidos, convencidos erradamente de que o interlocutor era seu filho, procederam aos pagamentos solicitados pelo arguido, o que lhes causou prejuízo", aponta o Ministério Público de Leiria, através de comunicado.
Estima-se que o arguido tenha feito centenas de vítimas, fazendo desta atividade ilícita o seu único meio de vida. A investigação apurou que, desde 17/07/2024 até ser detido, a 11 de dezembro, o burão terá obtido, pelo menos, um ganho total de 138 mil euros, ou seja, mais de 27 mil euros mensais, com este esquema batizado de "Olá Pai, Olá Mãe".
Carteirtas de criptoativos e vários artigos de luxo
Após diligências, a PJ de Leiria localizou e deteve o suspeito no concelho de Albufeira. Na sequência da busca domiciliária realizada foram apreendidos vários equipamentos informáticos utilizados nas burlas. Foram ainda apreendidas "wallets" de criptoativos e vários objetos de luxo com valor de mercado muito elevado.
O suspeito, estrangeiro de 42 anos, está indiciado dos crimes de burla qualificada e branqueamento. Foi apresentado a primeiro interrogatório judicial e, "verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e de perigo de perturbação do decurso do inquérito, nomeadamente, para a aquisição, conservação ou veracidade da prova", foi determinado que aguardasse os trâmites do processo em prisão preventiva.