Operação da PSP na Feira de Santo Tirso ocorreu três dias após detenção de 17 comerciantes em Vila do Conde.
Corpo do artigo
A PSP deteve 16 comerciantes, na Feira de Santo Tirso, nesta segunda-feira de manhã, por suspeita de contrafação de vestuário, calçado e malas. A operação envolveu cerca de 70 agentes da PSP do Porto e permitiu ainda apreender 2915 artigos com símbolos de marcas prestigiadas e que representariam, para estas, milhares de euros de prejuízo.
À hora a que ontem a PSP irrompia na Feira de Santo Tirso, estavam no Tribunal de Vila do Conde, para serem interrogados por um juiz e sujeitos a medidas de coação, 17 feirantes que tinham sido detidos na última sexta-feira, no mesmo inquérito e pelo mesmo tipo de crime, na Feira de Vila do Conde. Alguns dos detidos deste grupo são familiares de outros que foram detidos nesta segunda-feira.
Em ambas as operações, a PSP fez-se acompanhar de peritos de marcas que são habitualmente falsificadas, como a Nike, Converse, Gucci, Prada, Hugo Boss e Ralph Lauren. Ontem, seguiram para Santo Tirso peritos de 25 marcas. O objetivo da cooperação é verificar se os artigos são contrafeitos e, de imediato, formalizar uma queixa da marca contra os feirantes. Nesta segunda-feira, estavam em causa dez mulheres e seis homens.
Os 17 detidos de sexta-feira passada seriam libertados e notificados para se apresentarem, hoje de manhã, no Tribunal de Vila do Conde. Aqui, foram presentes a um juiz e continuaram em liberdade, sob termo de identidade e residência. O caso baixou a inquérito.
Ambos os casos foram trabalhados pela Divisão de Investigação Criminal da PSP do Porto, mas também foram mobilizados, por questões de segurança, elementos da Unidade Especial de Polícia, da PSP.