Malas, relógios e joias: PSP divulga objetos furtados por grupo travado a tiro na Caparica
O grupo de sete indivíduos de nacionalidade colombiana que foi intercetado, na terça-feira, numa carrinha, pela GNR de Almada, na Costa da Caparica, era responsável por vários furtos a residências ao largo da costa portuguesa, entre a Figueira da Foz e Almada.
Corpo do artigo
A PSP, responsável pela investigação, recolheu os artigos furtados (que pode ver mais abaixo) e apela agora aos lesados que os identifiquem para os recuperar.
O grupo, composto por sete indivíduos com idades entre os 35 e 55 anos, era seguido pelo Departamento de Investigação Criminal da Direção Nacional da PSP, que solicitou à GNR de Almada a intervenção, no sentido de os intercetar, terça-feira, na Costa da Caparica. Durante a investigação, apurou-se que os sete suspeitos alugaram uma viatura em Espanha e entraram em Portugal no início do mês.
O grupo dedicou-se a furtos em interior de moradias entre os dias 10 e 20 de outubro. Realizavam uma breve análise aos alvos e, percebendo se não estava ninguém em casa que pudesse dar o alerta, entravam no interior e levavam a cabo os furtos. Ao longo dos dez dias, percorreram a costa portuguesa e furtaram casas em Almada, Belas (concelho de Sintra), Caldas da Rainha, Estoril (concelho de Cascais), Figueira da Foz, Lisboa, Loures, Nazaré e Oeiras.
Leia também GNR dispara contra carrinha em fuga na Costa da Caparica e atinge suspeito
De acordo com a PSP, foi solicitada à GNR que intercetasse a viatura na Costa da Caparica. "No decorrer da intervenção, os suspeitos não acataram as indicações de paragem por parte das forças de segurança, o que motivou uma ação mais musculada e coerciva por parte dos polícias e dos militares, incluindo o recurso efetivo a arma de fogo", informou a Polícia. Um dos suspeitos foi atingido de raspão e transportado para o Hospital Garcia de Orta, onde se encontra internado.
Seis dos suspeitos intercetados foram encaminhados para instalações da PSP e serão presentes ao Tribunal de Sintra, na quinta-feira, para aplicação de medidas de coação.
Na viatura envolvida, foram apreendidos vários objetos, que se suspeita que tenham sido furtados. Nesse sentido, eventuais vítimas podem consultar aqui uma listagem com imagem desses itens ou, em alternativa, no site da PSP, contactando o núcleo responsável pela investigação através do número 927950528 ou unic@psp.pt.