A Polícia Judiciária de Braga deteve um homem, de 38 anos, que é suspeito de ter assassinado e enterrado num pinhal, em Esposende, um idoso, de 85 anos, que o homicida tinha acolhido na sua casa. Ficou com os bens da vítima.
Corpo do artigo
De acordo com a PJ, o idoso "encontrava-se a habitar na residência de um casal, na modalidade de família de acolhimento". O casal reportou o desaparecimento da vítima, o que levou as autoridades a iniciar uma investigação para apuramento dos factos.
"Das diligências realizadas, reuniram-se fortes indícios de que, após o homicídio, o plano previamente traçado passou por informar as autoridades locais de que o idoso ter-se-ia ausentado voluntariamente de casa, encontrando-se em parte incerta, comunicação que, mais tarde, se comprovou ser falsa", adianta a PJ.
O cadáver foi transportado e enterrado numa zona de pinhal, situada próxima da freguesia de Apúlia, em Esposende, onde o casal residia.
"Com esta conduta, o suspeito pretendeu ter acesso aos bens da vítima, subtraindo-lhe cartões bancários, utilizados em diversos pagamentos de compras e levantamentos, já depois da notícia do desaparecimento do idoso", explica ainda a PJ que refere que os crimes foram cometidos entre 29 de novembro e 11 de dezembro do ano passado.
O detido, estrangeiro, foi este sábado levado às autoridades judiciárias competentes para primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coação.