Matou sobrinho com tiro destinado a homem que lhe pediu para não armar confusão
O homem suspeito da morte de um menino de sete anos, seu sobrinho, a tiro de caçadeira, no Bairro da Bela Vista, em Setúbal, em fevereiro, entregou-se esta manhã de terça-feira no Tribunal de Setúbal na presença do advogado, depois de quase dois meses em fuga. Foi detido pela PJ de Setúbal.
Corpo do artigo
O alvo do disparo de caçadeira era um vizinho, de 26 anos, que, minutos antes, tinha pedido ao agressor para não armar confusão junto da sua casa e que acabou por ser alvo do tiro de caçadeira quando passava à frente do suspeito. O tiro atingiu-o, sem gravidade, mas também o sobrinho do agressor, que estava numa viatura estacionada atrás do alvo. O menino de sete anos morreu.
O crime ocorreu por volta do meio-dia do dia 18 de fevereiro, numa rua do Bairro da Bela Vista, junto à casa da vítima. Além do menino, também a avó deste ficou ferida, sem gravidade. O menino, atingido na cabeça, foi transportado por familiares para o Hospital de São Bernardo em estado crítico, mas acabou por falecer no Hospital de Santa Maria, onde deu entrada em morte cerebral. O óbito foi declarado nessa noite.
Na manhã do crime, às autoridades que chegaram ao local, foi dado um relato falso sobre o sucedido, no sentido de despistar as autoridades e dar tempo ao suspeito para fugir, o que viria a acontecer. Foi apontado, na altura, que tinham sido efetuados disparos através de uma viatura em andamento.
Falsos relatos e um vídeo esclarecedor
De acordo com a PJ, “a situação foi esclarecida pela investigação efetuada, quer em termos periciais no cenário do crime, quer em termos de aturada recolha de informação e depoimentos, que permitiram apurar a identidade do autor dos disparos e as circunstâncias da situação”.
À investigação da PJ chegou um vídeo que elucidou sobre o que aconteceu. Vários moradores, entre eles familiares das vítimas, correm de um lado para o outro da rua em visível pânico. Não se vê qualquer viatura a sair do local nem uma qualquer tentativa de retaliação pelas cerca de duas dezenas de pessoas que estavam no espaço. Um homem foi visto com uma caçadeira na mão a entrar num carro e a arrancar, enquanto outro carro, que teria a criança no interior, acelera no sentido contrário.
O detido, com antecedentes criminais por crimes de roubo, será presente a primeiro interrogatório judicial, para aplicação de medidas de coação por dois crimes de homicídio qualificado, um consumado e outro tentado.
