Um mecânico, residente em Paços de Ferreira, foi sequestrado 2 horas por três indivíduos que o ameaçaram com uma pistola para o forçar a assinar a declaração de venda de uma carrinha, adquirida a um dos suspeitos, dias antes. O trio foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto. O principal arguido foi colocado em prisão domiciliária.
Corpo do artigo
O caso aconteceu a 1 de agosto, quando um empresário, também de Paços de Ferreira, convidou o mecânico a deslocar-se a uma quinta em Resende, onde, supostamente, iria compor um trator avariado. O empresário, que tinha vendido um veículo, um Ford Transit avaliado em 4 mil euros, ao mecânico dias antes, é suspeito de ter planeado o sequestro da vítima para reaver o veículo.
Depois de se terem deslocado de Paços de Ferreira a Resende, o mecânico e o empresário entraram numa quinta isolada, onde a vítima foi ameaçada.
"Os suspeitos agindo em comunhão de esforços atraíram a vítima para um local isolado, onde a mantiveram privada da liberdade e mediante ameaça com arma de fogo obrigaram-na a assinar declaração de venda de uma viatura de que foi desapossada", explica a PJ.
Na posse do documento e de fotocópias do cartão de cidadão da vítima, os suspeitos deslocaram-se ao escritório de um advogado de Resende para oficializar a suposta venda do veículo.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o empresário alega que o mecânico não lhe pagou o carro, mas a vítima assegura que o veículo serviu como forma de pagamento de uma dívida que o empresário tinha na oficina do mecânico.
O empresário e os dois cúmplices, um agricultor e um desempregado, com idades entre os 25 e os 50, foram levados ao Tribunal de Instrução Criminal de Viseu para serem ouvidos por um juiz. Ao empresário foi decretada a prisão domiciliária, mas para já foi encaminhado para um estabelecimento prisional, onde irá aguardar que sejam reunidas as condições de reclusão ao domicílio. Aos dois cúmplices o magistrado aplicou apresentações periódicas como medidas de coação.
Em causa estão crimes de roubo e coação agravados e sequestro