Hélder Pereira foi responsável pela denúncia de um alegado conflito de interesses na Turitermas, controlada pelo Município de Guimarães.
Corpo do artigo
A empresa do médico ortopedista Hélder Pereira deu entrada com uma ação cível, no Tribunal de Guimarães, em que pede uma indemnização de 457 262 euros. O clínico prestou serviços na clínica da Turitermas até abril de 2021, altura em que a cooperativa de interesse público rescindiu unilateralmente o vínculo.
Em 2018, Hélder Pereira denunciou uma situação de alegado conflito de interesses, quando a esposa do ex-vereador e presidente da Taipas Turitermas, Ricardo Costa, adquiriu uma clínica concorrente. Apesar de ter negado sempre as acusações, Ricardo Costa acabou por se demitir da direção da Turitermas, evitando uma investigação às alegações do médico.
A Taipas Turitermas - Cooperativa de Interesse Público viria a rescindir unilateralmente o contrato com a empresa Hélder Duarte Pereira-Ortopedia e Investigação. Embora não se tenha tratado de um despedimento, o efeito prático foi o afastamento do médico.
conflito de interesses
Entre os motivos alegados para a rescisão está a denúncia do conflito de interesses. De acordo com a Turitermas, Hélder Pereira teria ultrapassado os órgãos próprios da cooperativa, indo falar diretamente com a Comunicação Social sobre a matéria. Além desta razão, há questões relacionadas com a disponibilidade de horário, com as críticas ao sistema informático e à salubridade das instalações. A cooperativa, em comunicado, afirmou que "a decisão foi tomada com base em argumentos devidamente fundamentados e tendo em conta os superiores interesses da instituição, da sua missão, dos seus utentes e colaboradores, reservando-se o direito de os apresentar se oportuno e necessário".
Já Hélder Pereira classificou a quebra do contrato como "intempestiva e infundada" e prometeu "fazer prevalecer a verdade dos factos e defender os seus direitos". A empresa do ortopedista interpôs, esta terça-feira, uma ação em que pede cerca de 460 mil euros de indemnização.
Questionado pelo JN, o diretor executivo da cooperativa, Miguel Pereira, não se pronunciou, por ser "apenas um funcionário" e porque a cooperativa ainda não foi notificada. Já a vereadora da Câmara de Guimarães, Sofia Ferreira, que, além de tutelar a cooperativa, é presidente da direção, também nada disse sobre o pedido de indemnização.
Receita
1,137 milhões de euros foi a receita anual da clínica Taipas Turitermas em 2020, ou seja, mais de metade do rendimento total da cooperativa.
Pormenores
Médico e cooperante
Além de prestar serviços como médico ortopedista, Hélder Pereira também era cooperante na Taipas Turitermas, em que a Câmara Municipal de Guimarães controla 94% do capital.
Principal fonte de receitas
Em 2020, a clínica foi responsável por 62% do total das receitas da Taipas Turitermas, sendo a outra fatia significativa a transferência de verbas do Município.