A PSP está a realizar, esta terça-feira, uma operação especial de prevenção criminal (OEPC) na zona de Chelas em Lisboa. Até às 21 horas já tinham sido "executados 19 mandados de busca" em casas e restaurantes frequentadas por suspeitos de homicídios.
Corpo do artigo
No comunicado enviado pelo comando metropolitano, a PSP sublinha que a operação, realizada através da Divisão de Investigação Criminal, em estreita articulação com o Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, "tem como objetivo prevenir e reprimir fenómenos criminais, em especial os violentos e graves, nas zonas urbanas com forte probabilidade dos seus residentes terem na sua posse armas de fogo ou armas brancas". Na operação estão empenhadas várias valências da PSP, bem como a colaboração da ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) e INEM.
A operação está a decorrer na Zona J de Chelas e nos bairros da Flamenga e Quinta do Chalé. De acordo com o comissário Nelson Silva, "já foram executados 19 mandados de busca domiciliárias e em estabelecimentos de restauração e bebidas" frequentados pelos suspeitos que levam para os restaurantes armas de fogo ou armas brancas. Trata-se de criminalidade organizada, muito violenta, estando em causa "homicídios e ofensas com armas de fogo", nesses estabelecimentos. Pretendendo a PSP com a operação repor o sentimento de segurança, explicou o comissário.