Dois perigosos membros de uma máfia montenegrina, pai e filho, alvos de mandados de detenção internacionais por crimes de homicídio, extorsão, branqueamento de capitais e tráfico de droga e armas, foram detidos pela Polícia Judiciária, no Alentejo.
Corpo do artigo
Estavam escondidos numa propriedade da localidade de Redondo, há mais de um ano. Já foram colocados em prisão preventiva, onde irão aguardar a extradição para o Montenegro.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, Igor e Vladimir Bozovic, de 57 e 30 anos, pertencem à organização criminosa "Kavac", uma das mais violentas máfias da zona dos Balcãs, que está numa guerra aberta com outro grupo, os "Skaljari", pelo controlo dos negócios ilícitos naquela região.
Desde que começou a sangrenta disputa, foram registados múltiplos homicídios nos Balcãs, mas também em Espanha, Alemanha, Áustria, Holanda e Grécia. Há quatro meses, um líder dos "Skaljari" e outro membro do clã foram mortos a tiro num restaurante em Atenas. Em 2018, um patrão dos "Kavac" foi assassinado numa estação de esqui nas montanhas do sul da Sérvia.
Pai e filho andavam fugidos desde 2017, mas só terão chegado a Portugal em março do ano passado. Eram discretos e evitavam sair da propriedade.
A PJ conseguiu reunir informações que apontavam para a presença dos indivíduos no sul da Península Ibérica. "Foi circunscrevendo sucessivamente a área de pesquisa em território nacional até identificar a habitação onde viriam a ser encontrados", adiantou fonte desta polícia.
Pormenores
Documentos falsos
Pai e filho viviam numa extensa propriedade na localidade de Redondo, que arrendaram com nomes falsos. Tinham diversos documentos falsificados que lhes permitiam passar despercebidos em caso de controlo das autoridades.
Arma apreendida
Nas buscas à residência arrendada pelos suspeitos, a PJ apreendeu, além dos documentos falsos, uma pistola jugoslava de calibre 7,65 milímetros, diversas munições e um motociclo de matrícula alemã roubado.