Ministério Público investiga agressões "entre jogadores e adeptos" em torneio juvenil
A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) vai enviar ao Ministério Público “toda a informação útil” dos incidentes ocorridos, sexta-feira, num torneio de futebol sub-17 no Porto. Familiares de atletas terão agredido jovens suíços, num jogo entre o Meyrin FC e o Sporting Clube da Cruz.
Corpo do artigo
Em nota enviada ao JN, a APCVD afirma que nas imagens difundidas pela comunicação social sobre os incidentes registados no Campo Municipal do Outeiro são “visíveis agressões entre jogadores e adeptos, estando em causa ilícito criminal de natureza pública”.
Face até à dimensão pública e repercussão das imagens, a APCVD promete enviar ao Ministério Público "toda a informação compilada que se afigure útil para a prossecução da justiça, atendendo à competência das autoridades judiciárias para a investigação de matéria criminal".
Nestas circunstâncias, o Ministério Público abrirá um inquérito para determinar se foram cometidos crimes e, em caso afirmativo, identificar os seus autores. Daqui poderá resultar uma acusação, que poderá ser levada a tribunal.
A APCVD diz que as cenas de violência, que levariam uma equipa galega a abandonar o torneio, ocorreram durante um jogo entre o Meyrin FC e o Sporting Clube da Cruz, "a contar para a atribuição do 15.º e o 16.º lugar do escalão SUB 17 em futebol masculino, competição organizada pela O-Sports".