Igor Silva, de 26 anos, foi esfaqueado, domingo de madrugada, na Alameda das Antas, junto ao Estádio do Dragão, no Porto, durante os festejos da vitória do F. C. Porto, que se sagrou Campeão Nacional.
Corpo do artigo
Socorrido no local, acabou por morrer no Hospital de São João. Na sua companhia estava Elisabete Pinho, que terá tentado parar com as agressões e acabou também por ser ferida, embora sem gravidade. Há dois suspeitos identificados, mas ainda não há detenções. Vítima e supostos agressores conheciam-se, tudo apontando para um ajuste de contas.
Mas as razões para a violenta agressão remontam à Queima das Fitas deste ano, durante a qual Igor Jorge Salazar da Silva terá maltratado uma jovem que, mais tarde, na companhia da mãe, se dirigiu ao Bairro de Ramalde, onde ele residia, tentando tirar satisfações. As duas mulheres acabaram agredidas, o que revoltou os dois homens já identificados pela PSP como possíveis agressores de Igor. Trata-se do pai da jovem, que o JN sabe ser Marco "Orelhas" (antigo jogador do Canelas 2010 e protagonista de uma violenta agressão a um árbitro de futebol em 2017), e o irmão, dela, de 19 anos.
Violência na Luz
Apesar da paixão clubística de todos os intervenientes ter as mesmas cores, azul e branco e os Superdragões, as contas nunca ficaram bem saldadas. Anteontem, durante o jogo na Luz, a violência voltou a estalar. Igor e os seus amigos envolveram-se em agressões com Marco "Orelhas" e o seu grupo. Mais uma vez, não acabaram ali.
O F. C. Porto ganhou o jogo contra o Benfica e conquistou o campeonato, mas a alegria não contagiou a todos, vencida pela ideia da vingança. A festa do título começou, como tradicionalmente, na Avenida dos Aliados, mas o anúncio da chegada próxima do autocarro com a equipa do F. C. Porto, para cerca da 1.30 horas, fez as dezenas de milhares de adeptos partirem em cortejo até ao Estádio do Dragão.
Pouco mais tempo de vida restava a Igor Silva, que também rumou ao Dragão para festejar a chegada dos jogadores e a vitória do campeonato.
Cerca das duas horas, vêem-se diversos indivíduos a agredir um homem em cima do contentor onde a claque dos Superdragões guarda o seu material de merchandising. As cenas são gravadas por um telemóvel. Era Igor Silva.
O incidente foi sanado, mas, cerca de meia hora depois, a uns 40 metros do contentor, a vítima foi esfaqueada diversas vezes e Elisabete também foi agredida. O alerta para a desordem na Alameda das Antas chegou à PSP cerca das 2.40 horas. Quando lá chegaram "os policias encontraram um cidadão e uma cidadã, ambos deitados no chão e ensanguentados, a quem foram prestados os primeiros socorros, tendo sido acionados os competentes serviços de socorro médico", refere a PSP. Igor Silva não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital de São João e Elizabete Pinho teve alta cerca do meio-dia. O caso está a ser investigado pela Polícia Judiciária.
Socorro rápido
O socorro às duas vítimas foi rápido e as primeiras manobras de reanimação foram feitas no local por participantes nos festejos. Estiveram o INEM e a uma VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação). Igor Silva ainda chegou com vida ao hospital de São João, mas não resistiu às múltiplas facadas.
Jogador do Infesta
A vítima jogava futebol e integrou os plantéis do Leixões, Progresso, Rio Ave e, no ano passado, do Futebol Clube de Infesta, Matosinhos. Em nota no Facebook o Infesta expressou condolências pela morte do atleta da equipa sénior na temporada passada.
* com Roberto Bessa Moreira