Francisco Carvalho, de 21 anos, morreu, em abril do ano passado, num parque no Montijo, esfaqueado por um homem de 24 anos que enfrentou por ter assaltado um amigo, dias antes.
Corpo do artigo
A Polícia Judiciária de Setúbal deteve, agora, o suspeito, após ter estado quase um ano a recolher provas. O homem, que era referenciado pelas autoridades, ficou em prisão preventiva após ser presente ao juiz.
O crime aconteceu na madrugada de 29 de abril de 2023, no Parque das Piscinas Municipais do Montijo. Francisco Carvalho avistou o suspeito numa zona erma do parque. Estava embriagado e decidiu enfrentá-lo por ter assaltado um amigo uns dias antes. Assim que foi confrontado, o agressor esfaqueou brutalmente a vítima, que não conseguiu defender-se.
Francisco Carvalho sofreu dois golpes que lhe perfuraram o torax e atingiram o pulmão. Ainda tentou chegar a casa, perto do parque, mas acabou por morrer no jardim das Piscinas Municipais do Montijo, a poucos metros de casa.
A chamada foi feita por vizinhos para o 112, que indicavam que uma pessoa alcoolizada estava a pedir ajuda e a cambalear no jardim àquela hora da madrugada. Quando os bombeiros chegaram ao local, aperceberam-se que o jovem estava ferido. Tinha dois golpes na zona do tórax e estava prostrado no chão.
A PSP do Montijo acorreu ao local e passou o caso para a Polícia Judiciária de Setúbal, que realizou perícias no espaço e encontrou a faca com que foi cometido o crime. Francisco Carvalho foi socorrido pelos bombeiros do Montijo e ainda estava vivo, mas encontrava-se bastante exaltado e a tentar levantar-se. Perto das quatro horas, quando a equipa da viatura médica de emergência e reanimação chegou ao local, acabou por ser declarado o óbito.