Uma mulher de 86 anos está internada em "estado crítico" no Hospital de São José, em Lisboa, depois de ter sido alegadamente agredida pelo filho em casa. O homem, de 61 anos, já foi detido pela PSP. A violência doméstica contra a mãe duraria há cerca de um ano.
Corpo do artigo
O alerta para o incidente foi dado pelas 14.45 horas de quinta-feira, confirmou, ao JN, fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP. A idosa terá sido violentamente agredida pelo filho, com quem reside num prédio na Travessa do Sacramento à Alcântara, em Lisboa.
A vítima foi transportada ao Hospital de São José, onde permanecia, esta sexta-feira à tarde, internada em "estado crítico". A violência doméstica do sexagenário contra a mãe terá começado há cerca de um ano, acrescentou a mesma fonte.
O homem foi detido pela PSP, desconhecendo-se, à hora de publicação deste artigo, as medida de coação aplicadas pelo tribunal.
A investigação prossegue.
A violência doméstica é um crime público e, por isso, pode ser denunciado à PSP e à GNR por qualquer pessoa, por telefone, presencialmente ou no portal da queixa eletrónica.
As vítimas dispõem igualmente de várias linhas de apoio confidenciais e gratuitas, como o 116 006, gerido pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e disponível nos dias úteis entre as 8 e as 23 horas, e o 800 202 148, gerido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e em funcionamento em permanência. O recurso a esta linha pode também ser feito por SMS para o 3060 ou por e-mail (violencia@cig.gov.pt).
Em situações de emergência, o 112 é o contacto mais rápido.