O homem de 25 anos que, em janeiro, agrediu a namorada com um machado na Covilhã, consumou, afinal, o que já havia tentado em 2019. Durante a investigação, a Polícia Judiciária da Guarda descobriu que a vítima, três anos antes, tinha apresentado queixa na GNR contra o companheiro, por ter sido ameaçada de morte, e que o machado empunhado e apreendido à data seria devolvido ao suspeito.
Corpo do artigo
Na altura, a participação relatava factos em aparente contexto de reiterada violência doméstica, mas o Ministério Público reduziu-os a meras ameaças, crime particular que depende de queixa, da qual a vítima acabaria por desistir.
Aquele caso foi arquivado, mas, dado o novo episódio registado em 6 de janeiro, na sequência do qual a mulher ficou ferida com muita gravidade, foi suscitada a reabertura do processo de 2019, que resultou na acusação do arguido, quer por homicídio qualificado na forma tentada, quer por violência doméstica, violação de domicílio e sequestro.
Preso preventivamente desde janeiro, o arguido deveria começar a ser julgado na próxima quarta-feira, em Castelo Branco, mas a audiência deve ser adiada. É que a mulher morreu na quinta-feira passada, nove meses depois das agressões, e a família pediu um parecer ao Instituto de Medicina Legal para saber se há relação de causa efeito entre as agressões de janeiro e a morte. Se assim for, o crime de homicídio qualificado na forma tentada pode passar a homicídio qualificado na forma consumada.
Sofrimento e morte
Agredida violentamente com um machado, Susana Sousa, de 41 anos, que era natural dos Açores mas residia na freguesia de Teixoso, concelho da Covilhã, sofreu lesões graves na cabeça e nunca mais recuperou a vida que tinha. Passou a ter problemas neurológicos, que lhe dificultavam a deglutição de alimentos.
Depois de assistida nos Hospitais da Universidade de Coimbra, foi internada numa unidade de Cuidados Continuados, em Penamacor, onde, recentemente, lhe foi diagnosticada covid- 19. Acabou por morrer, na última quinta-feira, 13 de outubro, e deixou três filhos, um deles com uma deficiência cognitiva, que são fruto de uma relação anterior de Susana Sousa.