A Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes da Polícia Judiciária, em articulação com a Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos da América extraditou, ontem, um homem sobre o qual pendia um mandado de detenção Interpol, emitido pelas autoridades norte-americanas, por tráfico de droga.
Corpo do artigo
Aquando da detenção, que ocorreu no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, no ano passado, foram apreendidos, na posse do suspeito diversos documentos e objetos com presumível relevância probatória para as investigações em curso nos EUA, tendo, posteriormente, sido entregues às autoridades daquele país.
O detido, com 43 anos, foi apresentado no Tribunal da Relação de Lisboa, que validou a detenção e determinou que aguardasse a extradição em prisão preventiva.
O homem foi entregue aos agentes da DEA, que se deslocaram ao nosso país para executar esta ordem judicial, na manhã de sexta-feira, tendo sido transportado para os EUA em avião daquela agência.
O detido é suspeito de liderar uma importante organização criminosa que se dedicava à introdução e posterior distribuição, por toda a América do Norte, de grandes quantidades de cocaína e metanfetaminas.