A PSP arranca esta semana com uma grande operação de prevenção e fiscalização para os períodos de Natal 2019 e fim de ano 2020.
Corpo do artigo
As principais medidas passam por mais policiamento de visibilidade e pelo controlo de acesso de viaturas às zonas mais sensíveis das cidades, para prevenir o aparecimento de "carros-bomba", usados por terroristas.
O Comando Metropolitano do Porto não divulga números, mas avança que, além do dispositivo habitual, irão estar no terreno elementos da Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervenção e Grupo Operacional Cinotécnico). Haverá ainda uma articulação próxima com a Polícia Municipal.
Para "incrementar o sentimento de segurança dos cidadãos", o policiamento de proximidade e de visibilidade será reforçado "nos locais com maior concentração de pessoas". Mas, frisa o Comando da Invicta, sem descurar as demais zonas das cidade e os outros concelhos sob sua responsabilidade.
No Porto, a PSP irá prestar uma especial atenção a veículos que pretendam circular nas zonas mais sensíveis. O objetivo é impedir a ação de "carros-arma", um método que tem vindo a ser usado por terroristas. Assim, "para incrementar as condições de segurança", haverá um "controlo de acesso de viaturas".
Barreiras de betão
Também em Braga, apesar de o risco de terrorismo ser "mínimo", a Proteção Civil irá instalar "barreiras de betão, antiterroristas". A ideia é limitar a movimentação de viaturas junto aos festejos de fim de ano, que irão ocorrer numa tenda, na Avenida Central da cidade.
Segundo Vítor Azevedo, da Proteção Civil municipal bracarense, além da PSP e da Polícia Municipal irão estar presentes equipas dos Bombeiros Sapadores, da Cruz Vermelha e da Proteção Civil para eventuais ocorrências.
Em Aveiro, fonte oficial da PSP anuncia um "reforço" da presença policial "nas zonas de maior concentração de pessoas": áreas comerciais, como as imediações do centro comercial Fórum, e locais de festejos, como o Cais da Fonte Nova e o Rossio. O reforço começa hoje e será feito à conta de agentes da PSP de Aveiro e de equipas de intervenção rápida.
Serão as medidas "normais" para garantir a segurança das pessoas, explica o presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves. O autarca acrescenta que a PSP também terá intervenção nas "limitações de trânsito" na zona do Rossio, para a festa de entrada em 2020.
O JN tentou obter informações sobre a operação de Natal e fim de ano delineada pelo Comando Metropolitano de Lisboa da PSP mas não obteve resposta.
PORMENORES
Mais patrulhas GNR
Tendo em conta o aumento de transações monetárias, a GNR irá reforçar o patrulhamento nas zonas de comércio, procurando aumentar o sentimento de segurança de lojistas e clientes.
Fiscalizar trânsito
A PSP do Porto irá intensificar as operações de fiscalização rodoviária com especial atenção à condução sob influência do álcool, ao excesso de velocidade, à utilização de telemóvel e a "todas as situações propiciadoras de acidentes".
CONSELHOS DE SEGURANÇA
Autoproteção
Mantenha-se vigilante nos locais com maior concentração de pessoas. Não ostente grandes quantias monetárias ou objetos valiosos nem os deixe visíveis no interior de veículos.
Use bolsos interiores
Dinheiro e bens de maior valor devem ser transportados nos bolsos interiores ou na parte frontal do corpo. Leve malas ou pastas pelo lado interior do passeio, junto aos edifícios. ·Se alguém chocar contra si, verifique de imediato se ainda tem todos os seus bens.
Na estrada
Pratique condução defensiva. Não beba bebidas alcoólicas se for conduzir. Siga os conselhos e acate as indicações das autoridades.
Se for viajar
Verifique se todas as portas e janelas de casa estão bem fechadas. Tente dar aparência de atividade à habitação e peça a alguém de confiança que recolha o correio. Informe um vizinho, pois é a segurança mais próxima.