Nininho viu o pai ser preso e ganhou fama após ser condenado a prisão domiciliária
Nininho Vaz Maia cresceu num bairro de barracas, nas Olaias, em Lisboa. Aos 10 anos, viu o pai ser preso. Lembra-se de ver pessoas mortas nas ruas do bairro, onde "não se falava de sucesso". Aos 25 anos, por ter participado numa rixa violenta na noite, foi condenado a um ano e meio de prisão domiciliária.
Corpo do artigo
Em várias entrevistas, o cantor recordou o momento em que, com 10 ou 11 anos, viu o pai, de origem cigana, a ser levado pela polícia. “Eu estava lá e, em tribunal, lembro-me de correr atrás da carrinha (...) Gritar pelo nome dele”, recordou no programa Alta Definição, da SIC. O momento marcou-o. “Cresci a pensar que um dia ia acontecer [ser preso]. Se aconteceu à minha volta, à minha família, sei que é o destino”, explicou.
O que dava como certo, acabou por acontecer. Com 25 anos de idade, envolveu-se numa rixa entre dois grupos na noite de Lisboa. Já tinha antecedentes criminais e o juiz não perdoou. Condenou-o a um ano e meio de prisão, mas permitiu que cumprisse a pena em casa. A prisão domiciliária mudou-lhe a vida.
A tocar e cantar com pulseira eletrónica no tornozelo
Com a reclusão forçada passou a dedicar mais tempo à música e começou a gravar vídeos a cantar e tocar guitarra no sofá da sala, de tronco nu e pulseira eletrónica no tornozelo. Os vídeos publicados no YouTube rapidamente ganharam destaque, chegando a ter milhões de visualizações, para sua própria surpresa.
“Estava muito longe de imaginar o que veio a acontecer. Nem sonhava ser cantor. Eu não tinha coragem de subir a um palco e cantar para pessoas. Só cantava para a família”, afirmou numa entrevista à TVGuia.
Após se tornar um fenómeno musical a partir do sofá de casa, Nininho Vaz Maia dedicou-se em exclusivo à música e tornou-se um dos artistas mais famosos de Portugal, conseguindo encher a Meo Arena duas noites seguidas.
Aos 37 anos, Nininho Vaz Maia volta a ter problemas com a justiça. A sua casa foi alvo de buscas por parte da Judiciária no âmbito de um processo de tráfico de droga. Fonte da PJ explicou que, apesar das buscas, o cantor “não está entre os principais alvos nem é o centro da operação”.