"Piloto", como é conhecido Pedro Dias, está em fuga às autoridades há uma semana. Depois ter estado escondido perto de casa, em Moldes, escapou de novo à GNR e fugiu em direção a Vila Real, onde estão centradas as buscas.
Corpo do artigo
Recorde o filme da fuga de Pedro Dias, que começou há uma semana, após um assalto que terminou com a morte de duas pessoas, um GNR e um civil.
11 outubro, assalto e morte
Cerca das 6.30 horas da madrugada, os militares Carlos Caetano, de 29 anos, e António Ferreira, de 41 anos, fiscalizam Pedro João Dias, na zona industrial de Aguiar da Beira, após um assalto a um hotel. O suspeito ouve a comunicação do rádio a dizer que anda armado e mata um dos GNR, com uma pistola.
5437477
Sequestra outro GNR. O homicida manda o sobrevivente meter o colega morto na mala do carro de patrulha e mantém-no sequestrado e algemado até uma zona erma situada a cerca de cinco quilómetros da zona industrial.
Perguntas. Uma vez no mato, pergunta ao GNR quantos há no posto de Aguiar da Beira. António Ferreira percebe que Dias pretendia ir às instalações para tentar matar quem avisou que ele andava armado e mente-lhe para evitar mais mortes. Acaba por ser baleado e abandonado como morto num pinhal.
"Carjacking". Após ter colocado vegetação em cima do GNR António Ferreira, vai a pé até à estrada principal e manda parar um Passat. Força o casal Luís e Liliane Pinto a sair do carro. Dispara sobre os dois, matando o marido. Com o Passat, volta ao local onde tinha sido fiscalizado para recuperar a pick-up.
Fornos de Algodres. Faz cerca de 30 quilómetros para ir a Fornos de Algodres, onde pede emprestado a uma ex-companheira outra carrinha pick-up, com a qual foge em direção a Arouca. Depois de fugir de uma fiscalização da GNR perto da serra da Freita, em que um militar é ferido, abandona a pick-up, com alimentos e documentos e só volta a ser visto no domingo, dia 16.
13 de outubro, desmobilização. Depois de cerca de 48 horas de intensas buscas, com 200 militares no terreno, a GNR desmobiliza os meios, mantendo apenas policiamento de proximidade na serra da Freita.
16 de outubro. Manobra de estacionamento travou GNR
Pedro Dias estava em fuga à polícia, domingo, na zona industrial de Vila Real, quando entrou por uma rua de sentido único.
Uma viatura a estacionar ocupou a via e impediu a GNR de continuar a perseguição a Pedro Dias, que aproveitou para fugir. Ainda não foi visto esta segunda-feira.
"Piloto" tinha sido visto em Arouca, domingo. Estaria escondido numa residência. Agrediu duas pessoas, roubou um carro e fugiu.
Unidade de Trânsito da GNR vê o suspeito na zona industrial de Vila Real e alarga dispositivo na região.
17 de outubro. Abandona carro da fuga
A viatura usada por Pedro Dias para fugir às autoridades, domingo, em Arouca, foi encontrado pela PJ na localidade de Carro Queimado, nos arredores de Vila Real e perto do local onde tinha escapado à GNR.