Dez militares vão ser julgados no Tribunal do Porto. Estão acusados de praxes violentas praticadas contra dois colegas na base de Monte Real, em Leiria.
Corpo do artigo
Era um suposto processo de integração. Para que melhorassem o seu desempenho, dois soldados foram obrigados, por exemplo, a comer ração nas gamelas dos cães. As violentas praxes, que ocorreram entre maio de 2018 e setembro de 2019 na base da Força Aérea de Monte Real, em Leiria, eram filmadas e partilhadas através do WhatsApp. Uma das vítima chegou a tentar por termo à vida. São estas as acusações pelas quais dez militares começam, na terça-feira, a ser julgados no Tribunal Militar do Porto.
De acordo com a acusação, os arguidos consideravam que os dois antigos soldados “apresentavam um nível de desempenho abaixo do padrão”. Por isso planearam sujeitar os colegas a uma praxe, uma “integração por forma a aperfeiçoar ou assimilar os procedimentos de serviços diários relativos às funções de controlo de acessos”.