A PSP deteve um homem, com 53 anos, por violência doméstica contra a própria mãe, de 86 anos, na Marinha Grande. Os maus-tratos à idosa duravam há anos, desde que o filho voltou a residir com ela.
Corpo do artigo
O homem foi detido na passada quarta-feira, culminando uma situação que se iniciou em meados de 2016, altura em que, por motivos pessoais, voltou parta casa da mãe. Desde então que, e sem motivo aparente, a ofendia e maltratava.
A PSP recordou que, no âmbito de um processo de violência doméstica a decorrer desde setembro de 2024, havia sido aplicada ao detido a medida de coação menos gravosa, o Termo de Identidade e Residência.
"No entanto, com a persistência destes atos e o agravar das ameaças contra a vítima, decidiu a autoridade judiciária emitir mandado de detenção para este homem, para cumprimento urgente e prioritário, como forma de salvaguarda da integridade física da vítima enquanto decorre a fase de julgamento, motivo pelo qual o juiz terá decidido pelo agravamento da medida de coação", sublinha, em comunicado, a PSP.
O homem foi ouvido no Tribunal da Marinha Grande tendo ficado proibido de contactar, por qualquer forma ou meio, e ainda que indiretamente, com a vítima, e de permanecer ou aproximar-se da residência onde habita a vítima, com a obrigação de a abandonar.
De salientar que a proibição de contactos e afastamento da residência serão fiscalizados por meios eletrónicos.