Os atos de criminalidade que se têm registado em Esposende levaram a Câmara a decidir reunir-se de urgência com a Guarda Nacional Republicana.
Corpo do artigo
A onda de criminalidade que tem assolado Esposende nas últimas semanas está a deixar a população em sobressalto e, por isso, o presidente da Câmara Municipal, Guilherme Emílio, reuniu-se de urgência com o coronel Carlos Morgado, do Comando Distrital da GNR de Braga, a fim de garantir uma resposta eficaz e coordenada que assegure a tranquilidade e o bem-estar dos munícipes.
Na reunião, solicitada com caráter de urgência pela Autarquia, foram procuradas soluções concretas e definidas estratégias de atuação conjunta. Entre elas: a possibilidade de implementação de sistemas de videovigilância; a cedência de uma viatura da Câmara Municipal para reforço operacional da GNR; a instalação de sistema de restrição de acesso automóvel em zonas de maior densidade comercial; a realização de ações de formação/sensibilização junto dos comerciantes locais, o reforço de efetivos; o reforço dos meios de patrulhamento; e o reforço dos meios a alocar ao concelho durante o período balnear.
“O Município de Esposende reafirma, assim, o seu compromisso com a segurança e qualidade de vida da população, promovendo uma atuação proativa e colaborativa com as entidades competentes”, refere, em comunicado.
No espaço de dois meses, duas ourivesarias do centro da cidade foram alvo de furtos, uma duas vezes no mesmo dia, e ainda no passado fim de semana uma loja de roupa, na mesma zona, também foi assaltada.